Mercado Brasil –
Artigos

Por *Cristiane Zimmermann – Coordenadora de Marketing & Comunicação da Informant

A terceirização é uma das muitas técnicas de gestão adotadas pelas empresas em todo o mundo com o objetivo de melhorar a eficiência dos seus serviços. É uma das modalidades que mais têm crescido na área de Tecnologia da Informação (TI).  Em um cenário cada vez mais cheio de possibilidades este conceito tornou-se um importante fator de competitividade para as empresas.  É possível optar pela terceirização desde a infraestrutura que  pode ser feita de várias maneiras e tendo vários objetivos, até a terceirização da Pesquisa e Desenvolvimento de novos produtos.

Optando por esta solução as organizações mantêm suas divisões de serviços, mas reduzem ao mínimo sua atuação nas áreas de P&D, que são consideradas estratégicas.  A função principal da terceirização pode ser a busca  de redução de custo ou a flexibilização. Tudo isso depende do momento da empresa. Quando falamos de terceirização de P&D os principais benefícios que podem ser citados são a liberação de pessoal para projetos estratégicos da empresa; possibilidade de ter entregas com mais agilidade e eficiência; produtos com melhor qualidade; entre outros.
Criar uma estratégia alinhada com os propósitos do negócio é fundamental. Não se deve avaliar apenas o custo do serviço, é necessário levar em consideração todo o know how  do fornecedor.  Quando se pensa além do senso comum da terceirização de P&D a primeira preocupação existente é a necessidade de compartilhar o conhecimento na área de TI e este é um ponto muito relevante. Não se pode focar apenas na redução de custos. É necessário buscar um parceiro de negócios, que traga uma vasta gama de habilidades e pontos fortes, além da confiabilidade e segurança na prestação do serviço.

Leia também:  Como se livrar dos traumas?

A tercerização de TI é uma realidade mundial. Cada vez mais as empresas tendem a adotar essa ferramenta, devido aos seus inúmeros benefícios. Porém,  ser  uma empresa de TI com o negócio focado no cliente requer uma mudança de perspectiva.  Concentre-se no que você sabe fazer de melhor e deixe a  área de TI sob responsabilidade de empresas especializadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *